Playlist Poeticamente

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Uma análise da canção Mirrors, de Justin Timberlake

Galera, hoje vou falar um pouco sobre uma canção, pela qual tenho uma forte admiração. Mas antes disso, vou falar mais um detalhe sobre mim aqui. Sou louco por música, tal como por escrita, mas cantar tem sido minha vida, tem sido quem sou, desde meus primeiros anos de idade. E gosto de ter uma visão mais complexa, gosto de ouvir e recriar minha vida, meus pensamentos, com cada uma delas. Com base nisso, hoje vou falar pra vocês minha análise de uma canção muito intensa, claro, poeticamente.
Justin Timberlake, ex integrante da banda N"Sync, quem interpreta essa canção, dedicou essa canção ao seu avô, William, que morreu ano passado e à sua avó Sadie. Ele está no seu terceiro CD, intitulado "The 20/20 Experience", que já tem sido grande sucesso, onde está a canção "Mirrors", da qual vamos falar e vocês podem ler essa diferente análise, ouvindo-a através do vídeo abaixo.


Traduzindo para a Língua Portuguesa, o nome da canção é "Espelhos". Então, vamos lá?
Nos primeiros segundos da canção, ao som de um solo de guitarra, a sensação que nos dá é a de um "clímax", uma espécie de tensão em relação a algo que talvez se espere, ou se esteja buscando. Facilmente, eu me sinto como se tivesse relutado durante muito tempo contra algo que desejava desesperadamente e quando finalmente perdi as forças para lutar "contra aquilo" então surge a tensão, pois decidi tomar uma atitude naquele momento.
O que vejo, entendam, apenas na minha visão, que sempre será um pouco "complexa", não duvidem, é esta canção sendo a trilha sonora de um casal interessantíssimo. Primeiramente, não estão juntos. E depois, é fácil notar que eles decidiram assim a princípio. Mas, então, há algo nítido entre os dois que não cessa, mesmo que eles queiram, fazendo-os sempre voltarem a se aproximar, como no trecho: "Se você já se sentiu sozinha e o brilho faz ser difícil me encontrar apenas saiba que eu sempre estou paralelo do outro lado".
O rapaz é o protagonista desta história, narrando a longa estrada que ele mesmo percorreu em seu coração, para encontrá-la novamente. Há um trecho muito forte e significativo que diz: "Basta colocar sua mão no passado, eu estou aqui tentando te puxar e você só tem que ser forte". Vejo duas pessoas que tiveram tudo para dar errado, talvez por experiências, talvez por um conflito de personalidade entre eles, talvez por intervenção de pessoas em volta, mas seja o que tenha sido, não matou o sentimento que tinham. Mas para conseguirem vencer o muro, seria necessário encarar o fantasma do passado e se agarrarem um ao outro com muito esforço.
Galera, essa canção é inteiramente intensa, toda a letra é maravilhosa e poética, então vou colar apenas o refrão aqui embaixo, mas vocês podem conferi-la completamente aqui.
"Porque não quero perder você agora
Estou olhando direto para a outra metade de mim
A vaga que estava em meu coração
Era um espaço que agora você preencheu
Mostre-me como lutar agora
E eu te direi, baby, foi fácil
Voltando em meus pensamentos eu entendi
Você estava aqui o tempo todo
É como se você fosse meu espelho
Meu espelho me encarando
Eu não poderia ficar mais orgulhoso
Com outra pessoa ao meu lado
E agora está claro como essa promessa
Que estamos fazendo
Dois reflexos em um
Porque é como se você fosse meu espelho
Meu espelho olhando para mim
Me encarando de volta"
O rapaz estava simplesmente aflito, gente. Ele provara de um pedaço de vida sem ela, sentiu a solidão sem a voz doce dela, entendeu que poderia viajar pelo mundo inteiro e não significar nada sem a presença dela bem ali. Então, num momento de forte excitamento, ele começa a desabafar que não pode perdê-la novamente, ainda mais porque tivera a certeza agora que aquela garota era a outra metade dele. O corajoso rapaz só queria que ela dissesse o que ele precisava fazer, como devia lutar, como devia agir, pois na primeira oportunidade voltaria completamente para a sua vida, seria dela. Tantos lugares foram conhecidos,  tantas histórias por aí, tantas experiências, mas em meio a tudo isso, o rosto dela sempre esteve no seu coração como espelhos (opa, olha aí o título da canção, começam a entender melhor agora?), chamando-o, gritando seu nome, pedindo para voltar e que só ele poderia ser a pessoa certa para ficar ao lado dela. Então, o tempo inteiro, ele fica lembrando-a que o rosto dela na sua frente é como um espelho, um reflexo do que sente voltando para ele mesmo.
Sabe, aquele rapaz foi orgulhoso lá atrás, não conseguiu ter coragem para mudar em nome do que eles tinham juntos. Muitas vezes pensou que estava certo e que poderia conseguir sozinho mesmo. Mas no fundo sabia que estava errado, que ela era a sua outra metade e então estaria sempre incompleto de qualquer modo. Mas então, quando tanto tempo depois consegue voltar, a primeira coisa que seu coração gritou foi que sem ela não seria possível mudar, sem o espelho que ela era sobre ele, não poderia mudar o erro. O erro de aceitar perdê-la sem fazer nada.
Depois que passamos por tanta coisa, às vezes depois de "apanharmos" tanto para aprender algo, só podemos concluir: "O ontem é história; o amanhã é um mistério". Se eu estivesse no lugar daquele rapaz, eu conseguiria ter o mesmo sentimento que se formara nele. Apenas não me solte mais, garota. Mantenha seus olhos em mim, seja o espelho do meu coração. Direcione meus sentimentos, tome conta de mim. Juntos, estamos seguros um no outro. Apenas assim somos completos de verdade.
A canção então termina com o personagem repetindo diversas vezes: "Você é, você é o amor da minha vida" (pelo amor de Deus, nem pensem naquele funk... risos). Galera, um forte ensinamento para qualquer um de nós. Valorizar quem tem o nosso amor. Quer dizer que não vamos mais errar com o outro? NÃO. Mas isso quer dizer que vamos entender melhor como amar, como fazer a vida da "outra metade de mim" ser especial sempre. Não importa o que aconteça, jamais vamos esquecer que temos nosso próprio espelho, o próprio espelho do nosso amor, ali, na outra pessoa, nele, nela, e que isso pode ser a maior felicidade que já tenhamos desejado.
Galera, aqui fica minha análise poeticamente.
Espero que tenham gostado.
Agora, que tal dizer aqui no final da postagem, o que essa canção incrível desperta em você? Espero vocês.
Um forte abraço a vocês e a seus espelhos.

Alla'n Camargo

6 comentários:

  1. A final, quem pode dizer que nunca achou que aquele(a) pessoas era o seu espelho, e depois se deu conta de que não era bem assim, o príncipe virou um sapo ou a princesa virou a gata borralheira?! Pois é, só que muitas vezes quando isso acontece pensamos que nunca mais encontraremos o nosso espelho, daí nos deparamos com uma pessoa incrível e que podemos dizer esse sim é o meu complemento, é o que faltava em mim, é o espelho que eu procurava.

    Amei essa análise, acrescentei algo que estava em mim, mas tudo o que disse faz todo o sentido, e muitas vezes ouvimos uma canção sem pensar na sensação que ela nos traz, sem pensar do que nos faz lembrar, e quando vejo essa análise aqui percebo que nada simplesmente passa, tudo marca de uma forma ou de outra.

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que eu sinto pelo meu ex, nunca vou amar ngm como amei ele GF

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que ouço essa música eu choro não sei o motivo. Mais dói dói muito, e como se tivesse acontecido comigo em outra vida. Não sei explicar esse sentimento e surreal

    ResponderExcluir
  4. Amei essa avaliação! Há tempos busco encontrar uma descrição de tudo que essa música me comove!
    Amo como a música é a interpretação nos traz sentimentos tão profundos!

    ResponderExcluir